Campo Harmônico: O 'Clube VIP' de Acordes que Combinam Perfeitamente Entre Si

No último post, aprendemos a construir acordes maiores e menores, os pilares da harmonia. Mas uma música raramente usa um único acorde. Ela usa uma sequência, uma progressão. E aí surge a grande questão: por que alguns acordes soam tão bem juntos, enquanto outros parecem "brigar" entre si? A resposta está no conceito de Campo Harmônico.

O que é o Campo Harmônico? A Família de Acordes

Pense no Campo Harmônico como uma "família" ou um "clube VIP" de acordes. Se uma música está em um determinado tom (por exemplo, Dó Maior), existe um conjunto específico de acordes que foram "nascidos" daquela mesma escala. Por pertencerem à mesma família, eles compartilham o mesmo DNA musical e, por isso, combinam perfeitamente entre si.

Em termos técnicos, o campo harmônico é o conjunto de todos os acordes (tríades) formados a partir de cada uma das notas de uma escala, usando apenas as notas que pertencem a essa mesma escala.

Construindo o Campo Harmônico de Dó Maior

Vamos construir juntos a família de acordes mais famosa: o Campo Harmônico de Dó Maior. O processo é simples:

  1. Pegamos a Escala de Dó Maior: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si.
  2. Para cada nota da escala, vamos aplicar a regra da tríade (1ª, 3ª, 5ª), mas com uma condição: só podemos usar as notas que já estão na escala de Dó Maior (ou seja, só as "teclas brancas").

Veja o resultado:

  • Acorde sobre Dó: Dó - Mi - Sol -> Resultado: Dó Maior (C)
  • Acorde sobre Ré: Ré - Fá - Lá -> Resultado: Ré menor (Dm) (A distância de Ré a Fá é uma terça menor!)
  • Acorde sobre Mi: Mi - Sol - Si -> Resultado: Mi menor (Em)
  • Acorde sobre Fá: Fá - Lá - Dó -> Resultado: Fá Maior (F)
  • Acorde sobre Sol: Sol - Si - Ré -> Resultado: Sol Maior (G)
  • Acorde sobre Lá: Lá - Dó - Mi -> Resultado: Lá menor (Am)
  • Acorde sobre Si: Si - Ré - Fá -> Resultado: Si diminuto (Bdim) (Este é um acorde mais tenso, menos comum no pop).
Diagrama mostrando os 7 acordes do campo harmônico de Dó Maior, com seus nomes (C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim ).
A família de acordes do tom de Dó Maior. Esses são os acordes que "conversam" bem entre si.

A Grande Descoberta e o Padrão Universal

O que acabamos de fazer é revolucionário. Descobrimos que, em qualquer música no tom de Dó Maior, os acordes mais prováveis de aparecer são: C, Dm, Em, F, G e Am. É por isso que, quando um músico "tira uma música de ouvido", ele não está adivinhando acordes aleatoriamente. Ele sabe qual é o tom da música e, portanto, já conhece 90% dos acordes que podem aparecer!

O mais incrível é que essa estrutura se repete para todos os tons maiores. Para facilitar a conversa entre músicos, usamos algarismos romanos para nos referir à posição (ou "grau") de cada acorde. O padrão é sempre o mesmo:

O Padrão Universal do Campo Harmônico Maior

Grau Qualidade do Acorde Exemplo em Dó Maior
I (Primeiro)MaiorC
ii (Segundo)menorDm
iii (Terceiro)menorEm
IV (Quarto)MaiorF
V (Quinto)MaiorG
vi (Sexto)menorAm
vii° (Sétimo)diminutoBdim

Agora você entende o segredo por trás da harmonia de incontáveis canções. Os compositores não escolhem acordes ao acaso; eles selecionam membros da mesma "família" para criar uma progressão que soe coesa e agradável.

Desafio da semana: Muitas músicas pop usam apenas 4 acordes desse campo harmônico. A famosa progressão C - G - Am - F é um exemplo clássico. Procure no YouTube por "4 chords song" (a famosa performance da banda The Axis of Awesome é um ótimo começo) e veja a mágica acontecer. Quantas músicas famosas você consegue reconhecer que usam essa mesma "família" de acordes?

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