Bem-vindo ao Módulo 3! Até agora, nossa jornada musical foi em grande parte "horizontal": exploramos as notas em sequência para formar melodias (escalas) e as distâncias entre elas (intervalos). Agora, vamos começar a pensar "verticalmente". O que acontece quando tocamos várias notas ao mesmo tempo? Nós criamos um acorde! E o bloco de construção de quase todos os acordes que você ouve é a tríade.
O que é uma Tríade? O Acorde de 3 Notas
Como o nome sugere, uma tríade é um acorde formado por exatamente três notas. Mas não são três notas quaisquer escolhidas ao acaso. Elas seguem uma receita específica, uma fórmula que garante que elas soem bem juntas. A receita mais comum e fundamental é a sobreposição de terças.
Isso significa que, para formar uma tríade, pegamos uma nota como base (a "tônica" ou "fundamental"), pulamos a nota seguinte da escala (a segunda) e pegamos a próxima (a terça), pulamos a nota seguinte (a quarta) e pegamos a próxima (a quinta). O resultado é um acorde formado pela 1ª, 3ª e 5ª notas de uma escala.
Montando um Acorde Maior (A Tríade Feliz)
Vamos usar a receita para montar o acorde mais básico e feliz: o Acorde Maior. Para isso, usaremos a Escala Maior como nossa base.
Pegue a Escala de Dó Maior: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
- A 1ª nota é Dó.
- A 3ª nota é Mi.
- A 5ª nota é Sol.
Pronto! As notas Dó, Mi e Sol, tocadas juntas, formam o acorde de Dó Maior (C). O som é estável, brilhante e aberto, porque ele é construído com um intervalo de Terça Maior (de Dó a Mi), que já aprendemos que soa "feliz".
Montando um Acorde Menor (A Tríade Melancólica)
E para criar um acorde "triste"? A lógica é a mesma, mas agora usamos a Escala Menor como base. Lembre-se que a Escala de Dó Menor tem algumas notas diferentes (bemóis).
Pegue a Escala de Dó Menor: Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Sib.
- A 1ª nota é Dó.
- A 3ª nota é Mi bemol (Mib).
- A 5ª nota é Sol.
As notas Dó, Mib e Sol, tocadas juntas, formam o acorde de Dó Menor (Cm). O som é mais fechado, sombrio e introspectivo.
A Diferença Crucial: Compare os dois acordes. A única nota que muda é a terceira! No acorde maior, temos a terça maior (Mi). No acorde menor, temos a terça menor (Mib). É essa única nota, com a diferença de apenas um semitom, que é responsável por toda a mudança de emoção do acorde.
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| A única diferença entre um acorde maior e um menor é a terça. É ela quem define a "cor" emocional do acorde. |
Parabéns! Você acaba de aprender a construir os dois pilares da harmonia ocidental. Com o conhecimento sobre acordes maiores e menores, você já pode começar a entender a estrutura de milhares de músicas.
Desafio da semana: Agora é sua vez! Usando a Escala de Sol Maior (Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá#), quais seriam as três notas que formam o acorde de Sol Maior (G)? Deixe sua resposta nos comentários! (Dica: Lembre-se da regra 1-3-5).
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